segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Silêncio

Não, o motivo de meu longo silêncio não são adoráveis férias no Caribe, nem mesmo pelas praias aqui do sul...
O motivo é muito mais sério: problemas de saúde na família! Minha mãe (77 anos) fez cirurgia cardíaca no início de dezembro. Correu tudo bem, mas a recuperação não está sendo nada fácil. Se não bastasse isso, meu pai (83 anos) tem também precisado de muitos cuidados, porque já está velhinho e a cada semana vem vertiginosamente perdendo as forças. Agora ele caminha trôpegamente e corre o risco de cair, e precisa ser monitorado constantemente.
Não tem sido tarefa fácil estar neste universo de cuidados constantes com eles! Temos feito nossa parte (os filhos), e também não podemos esquecer que temos nossas próprias famílias para administrar!
Tenho chegado à conclusão do quanto é difícil envelhecer! Espero ainda ter tempo de me preparar para quando chegar minha vez... Na verdade, vamos ficando velhos no dia em que nascemos! Nós é que não nos damos conta disso!

Não sei quando vou poder voltar!

Abraços!

10 comentários:

  1. Oi!
    Força, amiga, devemos fazer todo o possível para tornar a vida de nossos pais agradável. Eles já fizeram isto por nós. É bom curtir eles enquanto estão presentes.
    Eu sei o que é esta cirurgia. Já passei por isso, é muito dolorido e a recuperação é sofrida. Mas passou. Agora é só tomar cuidado e viver a vida no que ela tem de melhor para oferecer.
    Bjos.
    Silésia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela força, Silésia!!
    Bjs!
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Bia, estou numa situação parecida com a sua. Meus pais até não são tão velhos não, mas minha mãe está bastante debilitada fisicamente. Não moravam na mesma cidade que eu, mas tive que dar um jeito e trazê-los para morar aqui. Fiz a mudança dia 30/12/10 é mole? Ainda estou morta de cansada, mas torcendo para que eles se acostumem bem com a nova realidade. Não é mole não amiga....

    mas você não está só...

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi.... Bia, meu pai vai completar 88 anos e minha mãe 83. Muitas são as dúvidas que me acompanham.... Se quiseres, estou aqui para te apoiar!

    ResponderExcluir
  5. Minha Querida Bia ,tb estou a viver esse momento,e sei como é dificil nos desdobrarmos e ao mesmo tempo vivenciar essa realidade,muita força e muita luz,abraço grande e amoroso no teu coração!

    ResponderExcluir
  6. My thoughts are with you and your family. Hope things improve. ((hugs))

    ResponderExcluir
  7. Olá Bia!
    Muita força para voce neste ano novo!
    Aproveite cada minuto com seus pais, curta, mesmo com esse problemas. Eles são únicos!
    Sei como é, pois minha mãe está com 92 anos e infelizmente com Alzheimer, não reconhece mais ninguém...

    Um abraço carinhoso,
    Maria Josefa
    ************

    ResponderExcluir
  8. nossa espero que volte logo, apareci aqui por acaso, mas desejo força para essa jornada e dias melhores virão!
    um bj doce !
    Roberta

    ResponderExcluir
  9. Bia,

    Eu desejo muita força a todos.

    Perdi meu pai num desastre de carro quando ele tinha 63 anos, era ainda forte e ativo. Foi devastador.

    Acompanhei a progressiva debilitação de minha avó e minha mãe. Eu sabia que trilhavamos o caminho natural mas nem por isso enfrentei com naturalidade as duas épocas. Foram muito sofridas.

    Não sabemos lidar com a efemeridade. Tudo o que podemos fazer é: fazer o melhor que pudermos. Precisamos do consolo de ter feito tudo o que podiamos, da melhor forma, no limiar extremo da nossa capacidade.

    No mais é pedir a Deus que nossos filhos aprendam e saibam melhor que nós.

    Que Deus ilumine e proteja todos vocês.

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia!

    Sei o quanto é dificil, pois, tenho uma avó também dependente. Teve derrame, assim, precisa de auxílio para comer, dormir, ir ao banheiro, tomar banho e quando minha mãe precisa sair eu é quem fico com ela. Preciso contribuir também.

    Desejo muita força a todos da sua família, pois, sei que as vezes dá vontade de sumir.

    Força e saúde.

    Abraços

    ResponderExcluir