quinta-feira, 1 de março de 2012

Janeiro no Rio de Janeiro!!


Hoje é 1º de março, aniversário da Cidade Maravilhosa!
Casada com um carioca, não poderia deixar de registrar aqui o carinho que tenho por este Rio, este Mar de Janeiro, fevereiro e 1º de março!!

Em janeiro estivemos lá por uns dias. Foi bom demais rever aquela terra, os amigos queridos, os parentes do coração!!

Aqui um pouco do que vimos:

Gosto demais de arquitetura antiga. E este não parece o Rio que costumeiramente vemos. Adoro caminhar por estas ruas estreitas, observar a fachada dos prédios, os detalhes das grades dos balcões, as luminárias de rua... Eu me transporto para um tempo distante...

Curiosamente, semana passada, assistindo à TV, no programa "Um pé de quê?",
a apresentadora Regina Casé passava exatamente por esta rua acima, mostrando o Rio antigo





Aqui, a caminho da barca, na Praça XV:

Acima, meu "neguinho" Sidney, na Praça XV


A caminho de Niterói, na barca.
Há 13 anos atrás, quando moramos no Rio,

eu costumava ir de barca com Natan, meu filho que era bebê,
passear nas praças de Niterói.

Era um passeio interessante.


Acima, já em Niterói, a vista para o Rio

Ah!! Santa e querida Tereza!!! Foi aqui que moramos por 3 breves e felizes anos!! Já morei em Porto Alegre e em Curitiba, mas nenhum lugar se parece tanto comigo quanto este bairro do Rio!!
Os casarões antigos, os saguis circulando pelas árvores, os restaurantes, as lojas de artesanato, o gingado do carioca, o bonde... Ah! O bonde, era nele que eu levava o Natan todos os dias para a escolinha, no alto da Rua Aprazível (não poderia ter um nome mais propício!!). Uma pena que tenha acontecido aquele grave acidente em 2011, e santa ficou sem alma!!! Uma grande tristeza...
Se tivesse que morar no Rio outra vez, sem sombra de dúvida, eu iria para Santa Tereza!!

Subindo para Santa


Acima a pracinha, no Largo do Curvelo, na esquina da nossa rua, Bernardino dos Santos


Sidney e Natan subindo a Rua Bernardino dos Santos


Um sagui no portão de um prédio. Eles sempre iam comer bananas na sacada do nosso apartamento!!
Faziam o maior alvoroço!!


Do apartamento em que morávamos, era esta a vista da sacada!! Privilégio puro, não??!!


Largo do Guimarães


Perto do Largo do Guimarães, o restaurante Sobrenatural, onde almoçávamos aos domingos



Amanhã tem mais... Este post era só para não deixar passar em branco o aniversário da Cidade Maravilhosa!!

2 comentários:

  1. Amei as fotos, os relatos, e sua paixão pelo Rio. Bela homenagem à cidade que está sempre literalmente de braços abertos para quem chega.

    ResponderExcluir
  2. Você me faz morrer de saudades da minha terra! Hoje mesmo fiz um post melancólico que remete às amizades que deixei por lá, revejo periodicamente mas com as quais mantenho um trelelê ocnstante, para poder sobreviver. Não tenho ido ao Rio. É risco sério de nunca mais voltar para Curitiba. Minha filha está por lá se esbaldando! Espero que volte! rsrs
    Beijo,

    ResponderExcluir